Cidadania e Profissionalidade (CP) 1, 4 e 5


Cidadania e Profissionalidade 1

A UFCD Cidadania e Profissionalidade 1 teve como tema principal Liberdade e Responsabilidades Democráticas, o qual estava dividido em quatro domínios de referência (DR1, DR2, DR3, DR4).

O DR1 teve como subtema Liberdade e Responsabilidade Pessoal, este tinha como objectivo reconhecer o exercício da liberdade como um acto de responsabilidade. Para tal identificamos situações do quotidiano onde observamos o confronto entre liberdade e responsabilidade, reconhecemos as responsabilidades inerentes à liberdade pessoal em democracia, abordamos os conceitos como o direito ao voto, liberdade, igualdade e cidadania.
Neste contexto pude aperceber-me que a liberdade pessoal em democracia pode ser definida em vários sentidos como:
Ø      Liberdade física;
Ø      Liberdade Civil;
Ø      Liberdade de expressão;
Ø      Liberdade Moral;
Ø      Liberdade solidária.

No DR2 abordamos o subtema Direito, liberdade e garantias dos trabalhadores, este tinha como objectivo assumir direitos laborais e identificar deveres e responsabilidades.
Neste domínio de referência reflectimos sobre os direitos e liberdades dos cidadãos, os seus deveres e responsabilidades. Abordamos também a questão ”Quais os meus direitos e deveres enquanto trabalhador e/ou entidade patronal?”. O direito a férias, subsídio de Natal, faltas justificadas, despedimentos colectivos, despedimentos por justa ou injusta causa, foram temas também abordados neste DR.
Por fim identificamos os mecanismos reguladores dos direitos laborais através do contrato de trabalho.
Aprendi ainda neste domínio de referência a diferença entre um contrato de trabalho a termo e um contrato sem termo. Um contrato a termo tem como objectivo suprir necessidades temporárias, combater um acréscimo excepcional da actividade, satisfação de picos de trabalho, satisfação de um determinado cliente ou a realização de um determinado projecto ou obra, por sua vez um contrato sem termo tem como objectivo suprir necessidades permanentes, manutenção de um posto de trabalho com acréscimo de responsabilidades ou a realização de projectos ou obras.

O DR3 teve como subtema Democracia Representativa e participativa e tinha como principal objectivo reconhecer a importância de uma constituição.
           Neste DR pude aperceber-me da relação entre liberdades individuais e a democracia. A Democracia é um regime de organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de acção e expressão. A prática da liberdade estimula auto correcções que ajudam a acelerar o desenvolvimento de uma nação. No entanto a democracia não é a mãe da liberdade, ou seja, é apenas uma ferramenta que bem usada facilita a preservação do estado de liberdade.

           Por fim chegamos ao DR4, este tinha como tema Direitos e deveres em contextos globais. Este tema tinha como objectivo identificar diferentes situações que violam os direitos humanos, para tal analisamos a declaração dos direitos humanos.
           Neste DR pude alargar os meus conhecimentos sobre a União europeia.      Neste DR vimos ainda como surgiu a União Europeia, os alargamentos e os principais tratados.
            Desta forma pude aperceber-me que os principais motivos que levaram à formação da UE foram, a paz e a segurança entre os países que fazem parte desta integração económica, uma maior solidariedade social e cooperação economicamente entre os países, maiores possibilidades de crescimento económico e a criação de um grande mercado, o que provoca aumento da produção e do emprego.
                        Esta UFCD foi de grande importância para mim, pois mostra como é importante saber viver em sociedade. Também foi importante pois tomei conhecimento de alguns direitos que tenho na sociedade.



As aulas deste módulo foram muito agradáveis e ao longo das 50 horas abordamos vários temas interessantes do dia-a-dia e que é sempre bom termos conhecimento, como os direitos laborais, os direitos do cidadão, os órgãos de soberania, os direitos humanos e a União Europeia. Aprendi algumas coisas novas, algumas leis, e relembrei outras que já tinha esquecido, como a historia da União Europeia.




Jorge Coelho







Cidadania e Profissionalidade 4

A UFCD Cidadania e Profissionalidade 4 foi dividida em quatro domínios de referência (DR) os quais tinha diferentes objectivos.

O DR1 tinha como tema, Princípios de conduta na relação com “o outro”, sendo os seus principais objectivos objectivos:
  • Compreender o significado de identidade;
  • Identificar e reconhecer alguns princípios de conduta;
  • Mostrar como se estabelece a relação com o outro;
  • Caracterizar a diversidade étnica e cultural, identificando os problemas resultantes da diversidade étnica e cultural;
  • Explorar o conceito de racismo, diferença, xenofobia, actos humanos e sociais;
  • Reflectir e reconhecer as desigualdades de género;
  • Enunciar algumas desigualdades de género;
  • Relacionar desigualdades de género com intolerância à diferença e com o princípio de conduta.
No âmbito de alcançarmos estes objectivos, ao longo deste DR realizamos vários trabalhos, através dos quais pode perceber que existem culturas muito diferentes, mas apesar de todas as diferenças somos todos seres humanos.





O DR2 tinha como tema principal “O papel da deontologia na construção de uma cultura organizacional”. Este domínio de referência tinha como principais objectivos:
  • Compreender o conceito de ética e de deontologia;
  • Explicitar situações profissionais de relacionamento com desafios multiculturais;
  • Princípios básicos e os códigos deontológicos;
  • Compreender e explorar os conceitos de ética e deontologia;
  • Explorar o conceito de sigilo profissional;
  • Reflectir sobre quando pode ou deve ser quebrado o sigilo profissional.
  • Reflectir sobre as diferenças dos trabalhadores.
Ao abordamos os temas propostos pela formadora pude perceber que existem profissões onde está bem patente o código deontológico. Ao longo deste DR consegui ainda perceber melhor em que consiste sigilo profissional e ética empresarial.

Posteriormente, no DR3, tínhamos como tema principal “Política pública de inclusão” e os seus objectivos eram:
  • Analisar e compreender os movimentos migratórios em Portugal.
  • Reflectir sobre as causas e as consequências dos fluxos migratórios;
  • Compreender o fenómeno de imigração;
  • Relacionar multicultaridade e imigração;
  • Conhecer políticas públicas de acolhimento de imigrantes;
  • Reflectir sobre as dificuldades de inclusão cultural;
  • Analisar e reflectir acerca da condição humana.
No âmbito destes objectivos abordamos o fenómeno da imigração em Portugal e a relação entre multiculturalidade. Com estes temas percebi que as influências culturais são importantes nas imigrações na medida em que a entrada de novas culturas numa sociedade pode modificar parte dos costumes nela existentes.
Por Fim chegamos ao DR4, quanto a mim o mais interessante de todos, pois este domínio de referência tinha como principal tema “O papel da multicultaridade e da diversidade”. Nesta Dr tínhamos como objectivos:
  • Compreender a protecção e valorização do Património cultural Português;
  • Perceber a importância do Homem na preservação do património;
  • Identificar algumas entidades envolvidas no processo de protecção do Património;
  • Conhecer alguns incentivos do Estado na preservação de bens.
Eu gostei muito deste DR, pois abordamos temas relacionados com o património Nacional e Mundial, bem como a função do homem na sua protecção e conservação.
Neste trabalho tive a oportunidade de conhecer as 7 maravilhas do mundo antigo e aprender mais sobre as 7 maravilhas do mundo actual, as 7 maravilhas edificadas de Portugal e as 7 maravilhas naturais.
Esta UFCD foi muito interessante, pois ajudou-me a pensar em alguns problemas da nossa sociedade e ajudou-me a alterar o meu comportamento, para melhor, em relação a determinadas situações.






 Lídia Teixeira

Neste módulo começamos por abordar temas como identidade, desigualdade da mulher na sociedade, diferentes etnias, princípios de conduta, racismo e descriminação. Depois falamos sobre o papel da deontologia na construção de uma cultura organizacional e também o fenómenos da imigração em Portugal e onde falamos das dificuldades que os imigrantes passam (muitas vezes). Por fim, falamos sobre o Património Mundial e português, e fizemos um trabalho em grupo sobre as 7 maravilhas do mundo antigo, do mundo atual, as 7 maravilhas naturais e monumentais de Portugal. Gostei particularmente deste último trabalho, pois gosto de história e de conhecer monumentos antigos.





Jorge Coelho




CP5


Neste módulo falamos sobre valores éticos e culturais, o código deontológico, a ética ambiental (onde fiz um trabalho onde abordei o aquecimento global que tem causado o derretimento do gelo artico), e por fim, fiz, com uma colega, uma banda desenhada onde falei dos animais e de como os deveríamos proteger mais. Foram temas muito bons e que nos sensibilizaram para a importância de protegermos a natureza. 






Jorge Coelho





No módulo Cidadania e Profissionalidade 5 (CP5) abordamos vários temas tais como os valores éticos, ética ambiental e código deontológico.
Estes foram temas muito interessantes, pois basearam-se nas nossas experiências de vida, mas o que me cativou mais foi o último trabalho pois foi realizado a pensar nos mais pequenos.
O trabalho que realizei foi sobre os alimentos, mais concretamente os vegetais.
Esta unidade de formação foi, a meu ver, muito importante na medida em que me sensibilizou para alguns problemas da nossa sociedade.




Lídia Teixeira


Sem comentários:

Enviar um comentário