Comportamento Consumidor
Esta UFCD teve como objectivo identificar e analisar os principais comportamentos e atitudes dos consumidores no processo de decisão de compra.
Nesta Unidade de Formação,além de distinguirmos as necessidades primárias das secundárias, realizamos um trabalho de grupo.
O Trabalho do meu grupo tinha como tema “Preocupações ecológicas no consumo”.
Com este trabalho compreendi que a crise ambiental onde o mundo está mergulhado é uma consequência de um consumo desmedido por parte de todos nós. Esta crise deve-se também à pouca ou inexistente preocupação ecológica enquanto clientes e consumidores.
Deste trabalho saliento uma frase que me ficou, e penso ser bastante interessante:
“A defesa do ambiente è também a sua defesa”.
Lídia Teixeira
Neste módulo aprendi a identificar e analisar os principais comportamentos e motivações dos consumidores na decisão de compra. As motivações podem ser do tipo hedonista, que está relacionado com os sentimentos que se espera obter com o consumo (como o prazer, o conforto, a valorização, etc.); do tipo racional, que está relacionado com a utilidade que se espera obter com a compra do produto (como a funcionalidade, economia, preocupação com a saúde) e do tipo ético, que está relacionado com os sentimentos que se prendem com o dever (como a protecção do ambiente ou o êxito profissional).
Resumindo, aprendi que a empresa deve conhecer as razões que levam o consumidor a comprar: as suas características, as suas necessidades e as suas motivações.
Jorge Coelho
Marketing - Centralidade no Cliente
Durante esta UFCD, pude verificar que o cliente é um bem precioso e é nele que se centram todas as atenções, tentando perceber as suas necessidades e os seus desejos.
Aprendi ainda como funciona o processo na decisão de compra e as várias etapas que o compõem.
Na etapa de pré compra, é necessário detectar a carência, reconhecer o problema, buscar a informação e avaliar as alternativas.
Na etapa da compra, é realizada a compra em si.
Após a compra existe o consumo e avaliação os quais se inserem na etapa pós compra.
Através da UFCD Marketing - Centralidade no Cliente consegui perceber todo o processo que engloba uma simples compra e que as nossas escolhas são feitas conforme o nosso estilo de vida (económica, social e familiar).
Lídia Teixeira
Neste módulo aprendi que no mercado é muito importante estudarmos o comportamento do consumidor, as suas atitudes e comportamentos, para que assim, possamos satisfazer as suas necessidades e desejos, ou seja, colocar o cliente no centro de tudo (já que essa é, aliás, a essência do Marketing).
Aprendi que o consumidor compra mediante várias necessidades, tal como necessidades primárias, necessidades fisiológicas, necessidades de protecção e conforto, necessidades de ter amigos e família e a necessidade de lazer.
Jorge Coelho
Estratégias de Fidelização
Nesta UFCD começamos por definir o que é ser fiel. Ser fiel é ser digno de fé; ser leal aos seus compromissos; que não falha, seguro.
Nesta unidade de formação consegui perceber que o objectivo da fidelização é reter os clientes, para que estes não prefiram a concorrência e também para aumentar o valor de negócios que eles proporcionam. As empresas desejam clientes fiéis para obter vantagens financeiras.
Aprendi ainda que a satisfação pode ser obtida numa única transacção, enquanto que a fidelidade só se conquista a longo prazo.
A ténue linha que separa a satisfação total da fidelidade deve ser baseada na confiança, "Os clientes só são fiéis enquanto confiam".
Jorge Coelho
Sem comentários:
Enviar um comentário