Mercado - Características e Benefícios / Mercado - Estudo e Análise / Mercado - Comercialização e Segmentação



Mercado – Características e Benefícios


A UFCD Mercado – Características e Benefícios teve como principal objectivo identificar as características e os benefícios dos diferentes tipos de mercado, reconhecendo a influencia das variáveis de mercado na actividade comercial, para atingir os objectivos pretendidos abordamos diferentes conteúdos programáticos, sendo eles:

Ø      Características e benefícios do mercado;
Ø      Mercado Real e Mercado Potencial;
Ø      Variáveis do Mercado.

Ao abordarmos os diferentes temas pude aprender que Mercado é o conjunto de consumidores reais e potenciais de um produto. Pude ainda relembrar que o mercado pode ser dividido em Mercado em sentido amplo (conjunto de pessoas capazes de influenciar a venda de um produto) e mercado em sentido restrito (conjunto de dados sobre a importância e a evolução das vendas de um produto).

Tive ainda oportunidade de compreender que quando nos referirmos ao Mercado Real estamos a falar de todos aqueles cientes já fidelizados a uma determinada marca, por sua vez o mercado potencial são todos aqueles que queremos conquistar e fidelizar.

Tive ainda a possibilidade de aprender as diferentes variáveis do mercado, variáveis culturais/sociais, variáveis económicas e variáveis psicológicas.

Esta UFCD revelou-se muito importante para mim, pois será uma ajuda fundamental se algum dia realizar o sonho de abrir o meu próprio negócio.

                                                   

Lídia Teixeira





Os objectivos desta UFCD foram identificar as características e os benefícios dos diferentes tipos de mercado, reconhecendo a influência das variáveis de mercado em actividade comercial.


Aprendi que no mercado é possível distinguir vários níveis: o mercado potencial (consumidores com interesse), o mercado disponível (consumidores com interesse, poder de compra, acesso e qualificações – permissão para consumo), o mercado servido ou mercado alvo (mercado qualificado que a empresa serve) e o mercado penetrado (conjunto de consumidores que já compra o produto).


Também aprendemos que cabe à função comercial desenvolver um conjunto de actividades que visam compreender, estudar e concretizar a forma de satisfazer o mercado. Cabe portanto, à função comercial acompanhar o produto ou serviço desde a produção até às mãos do cliente.


No final do módulo, realizamos uma actividade individual em que tivemos que apresentar uma marca e identificar as características desse mercado, reconhecendo as variáveis na actividade comercial. O trabalho que eu fiz foi sobre o protector solar Ladival.





Jorge Coelho 




Mercado – Estudos e Análise



A UFCD Mercados Estudos e Análise teve como objectivo planear e executar estudos de mercado e analisar os resultados.

Nesta unidade de formação tive a oportunidade de realizar um estudo de mercado. Com este estudo de mercado tive a possibilidade de simular um dos meus sonhos, a implantação para a implementação de uma loja centro ortopédico, ao qual dei o nome de ORTOPFEL.

Ao realizar este estudo de mercado tomei conhecimento dos diferentes passos a seguir na sua realização.

Esta UFCD, mais em concreto o estudo de mercado realizado foi muito proveitoso para mim, pois consegui perceber que a realização de um estudo de mercado é fundamental quando se pretende abrir uma empresa, independentemente do seu ramo.

Como ter a minha própria empresa é uma das minhas ambições, acho que saber como realizar um estudo de mercado e todos os passos a seguir na realização deste pode vir a ser uma mais valia.

                              

Lídia Teixeira





Este módulo teve como objetivo planear e executar estudos de mercado e analisar os seus resultados e deu-nos bastante trabalho.


Aprndi que o estudo de mercado é um conjunto de actividades orientadas para antever a viabilidade de um negócio, assim como as vendas e os preços dos produtos e/ou serviços a praticar num determinado mercado. Também nos ajuda a estimar as receitas futuras e perscrutar às possibilidades de obter resultados compensadores tanto para investimentos empresariais quanto para investimentos públicos. Depois realizamos um trabalho de grupo com o objectivo de elaborar um plano de estudo de mercado de uma empresa nova. A empresa que o meu grupo “criou” foi uma loja de produtos tradicionais em Felgueiras e seguimos os passos necessários para a realização do estudo: definição da empresa; caracterização do meio; formulação do problema de estudo: objectivos e público alvo; trabalho preparatório, método de recolha de informação, selecção da amostra, elaboração do questionário, descrição da dimensão e estrutura do questionário, descrição do tipo de perguntas e finalmente, um questionário. Este módulo foi uma mais valia para mim.



Jorge Coelho


Mercado – Comercialização e Segmentação

Através da UFCD Mercado – Comercialização e Segmentação pude perceber em que consiste Segmentar o mercado.
Segmentar o mercado é a divisão de um mercado em pequenos grupos com características homogéneas, aos quais se dá o nome de segmentos.
Esta UFCD revelou-se importante na medida que me permitiu constatar a necessidade de segmentar um mercado, pois um produto ou serviço não agrada a todos da mesma forma.

Lídia Teixeira



Acho que este módulo foi bastante produtivo porque aprendi muito sobre o mercado e a melhor maneira de enfrentar a concorrência.


Algumas variáveis que orientam o jogo da concorrência são o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade nos pontos de venda e a imagem que o produto goza junto dos consumidores. Vimos a importância de conhecer o perfil da concorrência, para podermos ter uma vantagem, e ao mesmo tempo conhecer as necessidades do consumidor para poder satisfazê-las. Aprendi que a uma empresa não interessa lançar um produto que já existe no mercado, antes, interessa inovar e oferecer um produto completo, que exceda as expectativas, pois assim terá mais possibilidades de sucesso.

Também aprendi que ao segmentar o mercado (dividir o mercado total em partes homogéneas) a empresa vai tentar conhecer melhor o seu mercado.

Achei este módulo bastante interessante e fiquei mais esclarecido sobre como enfrentar o mercado.









Jorge Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário