E-Mercado / E-Consumidores

E-Mercado




Neste módulo tive a oportunidade de aprender sobre o comércio eletrónico e os vários tipos de comércio electrónico (B2B, B2C). Este modulo serviu para sensibilizar para a importância que este tipo de mercado tem, e tera cada vez mais, para as empresas, pois para além de ter um baixo custo, é capaz de criar um relacionamento mais próximo com o cliente, e principalmente, consegue romper as barreiras geográficas, fazendo com que um negocio venda para o mundo inteiro, para além de estar disponível 24/7 e de dar mais comodidade ao cliente, que pode realizar a compra a partir da sua própria casa ou do escritório.


Também fiz a segmentação do E-Mercado da Bélgica e ao fazer este trabalho pude descobrir e conhecer mais sobre este país e os seus habitantes, e também constatar que só agora as empresas belgas começam a dar importância a este tipo de mercado.









Jorge Coelho



A UFCD E-Mercado teve como objectivo caracterizar e analisar o
e-mercado e os e-consumidores utilizando as ferramentas disponíveis na Internet.

Através desta unidade de formação consegui perceber que O comércio electrónico ou e-commerce, é um tipo de transacção comercial feita através de um equipamento electrónico, como, por exemplo, um computador.

Ainda neste módulo tive a oportunidade se segmentar Portugal, tendo em conta os diferentes critérios (demográfico, geográfico, psicográfico e comportamental).

Desta forma fiquei a saber que os consumidores online em Portugal são maioritariamente do sexo masculino, jovens, detentores de boa formação académica e habitam em centros urbanos (pequenas, médias e grandes cidades). O montante gasto por mês ronda os 50€.

Esta UFCD revelou-se importante na medida que me permitiu conhecer um pouco mais do mercado electrónico no nosso país.

                                 

Lídia Teixeira




E-Consumidores





Esta UFCD teve como principal objectivo sensibilizar para o comércio electrónico, tomar conhecimento do papel do e-consumidor e os tipos de comércio electrónico.

Nesta unidade de formação aprendi que os E-consumidores são todos aqueles que já procederam à aquisição de produtos, bens ou serviços através da Internet, ou através de meios electronicamente assistidos.

A UFCD E-Consumidores foi importante pois ajudou a desmistificar o comércio electrónico.


Lídia Teixeira




Depois de ter aprendido sobre o E-Mercado, este módulo serviu para conhecermos e analisamos os consumidores deste mercado, tendo feito uma pesquisa para avaliar o perfil do E-Consumidor português, que é maioritariamente masculino, jovem, detentor de boa formação académica, do meio urbano e com um certo nível de rendimento. Também fizemos uma pesquisa sobre sites de apoio e defesa do consumidor e pude conhecer alguns sites que poderão ser-me úteis no futuro (aqui fica uma dica: http://www.portaldocidadao.pt// http://www.anacom.pt/).


Jorge Coelho














Sem comentários:

Enviar um comentário