As promoções devem ser feitas ocasionalmente e com dois objetivos: para aumentar as vendas e para ajudar a escoar um artigo. Estas promoções devem ser anunciadas de forma visível e os artigos em causa devem ter o preço antigo e o promocional.
Também aprendi sobre os preços psicológicos, que dão a sensação de o produto ser mais barato do que realmente é, como por exemplo, 19.99€ ou 9.90€.
Depois tivemos oportunidade de fazer uma maquete de um ponto de venda, onde pudemos colocar em prática as técnicas de Merchandising aprendidas. A maquete que o meu grupo fez foi de uma loja de móveis e decoração, que tinha o nome “Deco-Arte” e deu bastante trabalho a fazer. ;)
Jorge Coelho
Através da UFCD Comunicação Mix pude compreender que merchandising é um “conjunto de estudos e técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento dos produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos, as necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.”
Nesta unidade de formação tivemos ainda a oportunidade de realizar uma maquete (em grupo) onde pusemos em prática as técnicas de merchandising abordadas anteriormente.
O meu grupo realizou uma maquete de um ponto de venda que dava pelo nome de Afrodite e tinha como finalidade a venda de produtos de beleza e lingerie.
Penso que esta UFCD será importante no futuro, pois se vier a trabalhar num ponto de venda (por conta própria ou de outrem) terei uma maior noção das técnicas a utilizar para cativar e fidelizar clientes.
Lídia Teixeira
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