Comunicação MiX



Neste módulo aprendi que num ponto de venda tudo é importante e deve ser feito a pensar no cliente e no seu bem-estar para que este se sinta bem e efectue a compra. Por isso, tudo deve ser pensado e nada deixado ao acaso, desde as cores das paredes, chão, decoração, até ás luzes ou ás ilhas.

As promoções devem ser feitas ocasionalmente e com dois objetivos: para aumentar as vendas e para ajudar a escoar um artigo. Estas promoções devem ser anunciadas de forma visível e os artigos em causa devem ter o preço antigo e o promocional.

Também aprendi sobre os preços psicológicos, que dão a sensação de o produto ser mais barato do que realmente é, como por exemplo, 19.99€ ou 9.90€.

Depois tivemos oportunidade de fazer uma maquete de um ponto de venda, onde pudemos colocar em prática as técnicas de Merchandising aprendidas. A maquete que o meu grupo fez foi de uma loja de móveis e decoração, que tinha o nome “Deco-Arte” e deu bastante trabalho a fazer. ;)







Jorge Coelho





Através da UFCD Comunicação Mix pude compreender que merchandising é um “conjunto de estudos e técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento dos produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos, as necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.”

Nesta unidade de formação tivemos ainda a oportunidade de realizar uma maquete (em grupo) onde pusemos em prática as técnicas de merchandising abordadas anteriormente.

O meu grupo realizou uma maquete de um ponto de venda que dava pelo nome de Afrodite e tinha como finalidade a venda de produtos de beleza e lingerie.

Penso que esta UFCD será importante no futuro, pois se vier a trabalhar num ponto de venda (por conta própria ou de outrem) terei uma maior noção das técnicas a utilizar para cativar e fidelizar clientes.


Lídia  Teixeira


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