Plano de Marketing/ Gestão da Comunicação de Marketing/ E-Marketing Mix


Plano de Marketing

   

Neste módulo aprendi a importância de um Plano de Marketing numa empresa e também os passos necessários para a realização de um: fazer pesquisas de mercado dentro e fora da empresa, analisar pontos fortes e fracos da empresa (análise SWOT), fazer previsões, fixar objectivos de Marketing, criar estratégias de Marketing, definir programas, estabelecer orçamentos, avaliar resultados e reexaminar objectivos e estratégias.


O planeamento de marketing utiliza na melhor forma os recursos da empresa, encoraja o espírito de equipa e a identidade da empresa. O plano de Marketing é um processo contínuo, por isso deve ser revisto e actualizado constantemente.


Depois da teoria, tive a oportunidade de fazer um plano de Marketing de um produto “criado” por mim e duas colegas sobre um produto de beleza, que tinha o nome “YoungForever”. Foi bastante trabalhoso, mas muito gratificante no final.

Jorge Coelho











Na UFCD plano de marketing pude aprender que este é usado para segmentar o mercado, identificar a posição no mercado e planear uma quota de mercado viável.
Verifiquei ainda que o processo de marketing implica:
  • Efectuar pesquisa de mercado dentro e fora da empresa;
  • Analisar os pontos fortes e fracos da empresa;
  • Fazer previsões;
  • Fixar objectivos de marketing;
  • Criar estratégias de marketing;
  • Definir programas;
  • Estabelecer orçamentos;
  • Rever os resultados e reexaminar os objectivos, estratégias ou programas. 
    Assim sendo, posso afirmar que o planeamento é um processo contínuo.
Posteriormente realizamos um plano de marketing par um produto criado por nós, este trabalho foi realizado em grupos de três, Hotfast.
Hotfast são umas mangas de aquecimento instantâneo, estas serão fabricadas em diferentes cores de maneira a proporcionar ao consumidor uma maior variedade de escolha, este será de tamanho único, adaptando-se a diferentes tipos de recipientes.
Esta UFCD pode vir a tornar-se uma mais-valia no futuro, pois é através do plano de marketing que conseguimos conhecer e analisar todo o meio envolvente da empresa, bem como o mercado existente.





Gestão da Comunicação de Marketing



A UFCD Gestão da comunicação de Marketing consistiu na realização de um plano Comunicação, para o produto criado na UFCD Plano de Marketing.

Ao longo do plano de comunicação foram descritos todos os procedimentos efectuados no lançamento e divulgação de Hotfast, mangas de aquecimento instantâneo, bem como os meios utilizados na sua publicidade e promoção.

A estratégia de comunicação é fundamental para a divulgação e promoção de novos produtos no mercado.

Foi através da elaboração desta estratégia, que tive conhecimento do que é na realidade a divulgação de um produto bem como todos os meios necessários e disponíveis para o fazer.




Lídia Teixeira

Neste módulo aprendi que para uma empresa ter sucesso, não basta produzir um bom produto: é necessário haver uma boa comunicação desse produto, para que o maior número de consumidores (ou público alvo) tenha conhecimento da sua existência e sejam impelidos a comprar. Depois, tivemos que fazer a comunicação do produto que tínhamos criado no módulo “Plano de Marketing”, o produto de beleza “YoungForever”. Como este produto iria ser comercializado em todo o país, a comunicação seria feita através da Tv, do rádio, Internet, outdoors e revistas. Foi um módulo muito trabalhoso mas ao mesmo tempo divertido, pois estávamos a fazer a comunicação do “nosso” produto e queriamos fazer bons spots publicitarios e outdoors.




Jorge Coelho


E-Marketing MIX



Na UFCD E-Marketing Mix realizamos um Site onde publicitamos o produto criado anteriormente em Plano de Marketing.


Este Site foi realizado abordando todas varáveis controláveis do Marketing Mix (produto, preço, distribuição e comunicação).


Esta UFCD permitiu-me relembrar alguns dos conceitos anteriormente abordados em outras unidades de formação.

Lídia Teixeira



O objetivo deste módulo foi criarmos um site para o produto que tinhamos “criado” em “Plano de Marketing”. Foram necessárias várias horas para fazer este trabalho, mas conseguimos... Ieeyy!!! ;)




Jorge Coelho







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