Jorge Coelho
A UFCD Criatividade em comunicação teve como objectivo, organizar e analisar Briefing de comunicação, desenvolvendo planos de comunicação criativos.
Nesta unidade de formação pude aprender em que consiste Briefing e Ad Briefing.
Chama-se Briefing às informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece, por exemplo a uma agência, para orientar os seus trabalhos. É baseado nele e completado com as informações de pesquisa que se esboça o planeamento publicitário.
Por sua vez o Ad Briefing é a capacidade e/ou possibilidade de adaptar um briefing a cada passo que aparece.
Pude ainda constatar que “Criatividade é o produto do génio humano, enquanto gerador de novas ideias, conceitos ou teorias.”
Nesta UFCD pude ainda explorar algumas das técnicas de criatividade, entre as quais salientamos duas:
- Brainstorming – Esta técnica sugere que um grupo de pessoas através da sua diferença de pensamentos e ideias possam chegar a um denominador comum e com qualidade, gerando assim ideias inovadoras que levem o projecto avante.
- Mind Map (mapa mental) – Esta técnica tem como objectivo dar a maior liberdade possível à mente.
Através desta unidade curricular pude concluir que a criatividade apesar de ser algo nato, que nasce connosco, pode ser estimulada ao longo da vida, tornando esta menos monótona.
"Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar."
(Dr. Edwin Land)
Lídia Teixeira
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