Criatividade em Comunicação




Este módulo foi um dos meus preferidos, pois nele pude aprender técnicas que ajudam a estimular e a explorar a nossa criatividade, tal como Brainstorming, Mind map, questionamento de ideias e o teste de Torrance. Gostei particularmente de fazer o Brainstorming, pois foi feito em grupo e as ideias foram surgindo a uma velocidade impressionante. Também tive de fazer um Mind map e resolvi fazer sobre a cidade de Londres. Foram aulas bastante divertidas.



Jorge Coelho




A UFCD Criatividade em comunicação teve como objectivo, organizar e analisar Briefing de comunicação, desenvolvendo planos de comunicação criativos.

Nesta unidade de formação pude aprender em que consiste Briefing e Ad Briefing.

Chama-se Briefing às informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece, por exemplo a uma agência, para orientar os seus trabalhos. É baseado nele e completado com as informações de pesquisa que se esboça o planeamento publicitário.

Por sua vez o Ad Briefing é a capacidade e/ou possibilidade de adaptar um briefing a cada passo que aparece.

Pude ainda constatar que “Criatividade é o produto do génio humano, enquanto gerador de novas ideias, conceitos ou teorias.”

Nesta UFCD pude ainda explorar algumas das técnicas de criatividade, entre as quais salientamos duas:

  • Brainstorming – Esta técnica sugere que um grupo de pessoas através da sua diferença de pensamentos e ideias possam chegar a um denominador comum e com qualidade, gerando assim ideias inovadoras que levem o projecto avante. 
  • Mind Map (mapa mental) – Esta técnica tem como objectivo dar a maior liberdade possível à mente. 

Através desta unidade curricular pude concluir que a criatividade apesar de ser algo nato, que nasce connosco, pode ser estimulada ao longo da vida, tornando esta menos monótona.


"Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar." 
(Dr. Edwin Land)




Lídia Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário