Cultura Língua e Comunicação (CLC) 5,6 e 7

Cultura Língua e Comunicação (CLC) 5





No módulo CLC5, começamos por analisar a evolução das comunicações, desde os tempos em que esta era feita por símbolos e sinais até aos nossos dias, com a era dos computadores e o surgimento dos telemóveis, que propiciaram o aparecimento da sociedade da informação, e também a evolução da escrita, tomando o exemplo da escrita do Antigo Egito, até á massificação da leitura através da invenção da impressão e tipografia. Também procuramos conhecer os conceitos-chave por detrás da revolução informática e as evoluções registadas no campo da inteligência artificial, assistindo ao documentário “Inteligência, a revolução informática”, que eu recomendo a todos. Outros temas dados foram a publicidade e as transformações que a concepção artística sofreu fruto da crescente interposição da técnica no modelo artístico. Também foi questionado o facto da utilização dessas novas ferramentas, retirar ou não alguma criatividade artística, ou algum cunho de genuinidade ao projecto artístico.


Este módulo tinha alguns conteúdos que já tínhamos dado em outra UFCD´s, como a elaboração do curriculum vitae e da carta de apresentação, mas como os professores são diferentes aprendemos sempre algo de novo.




Jorge Coelho



Nesta UFCD abordamos essencialmente as novas tecnologias, tais como o telemóvel, o computador e a Internet.

Como introdução destes temas falamos sobre a evolução dos meios de comunicação, desde o inicio da escrita ou até mesmo os sinais de fumo, até aos dias de hoje.

Através desta unidade de formação pude perceber que as alterações ao longo dos tempos foram imensas. Verifiquei ainda que parte das nossas vidas é programada em torno das novas tecnologias nomeadamente a Internet.

Este módulo foi interessante, apesar de se tornar um pouco monótono devido à repetição dos temas já abordados em outras unidades.



Lídia Teixeira


Cultura Língua e Comunicação (CLC) 6





A UFCD CLC6 (Cultura, Língua e Comunicação), Urbanismo e Mobilidade, tinha como unidade de competência intervir em questões relacionadas com mobilidade e urbanismo, mobilizando recursos linguísticos e comunicacionais no reconhecimento das funcionalidades dos diversos sistemas de ordenamento, da existência do planeamento urbano, das oportunidades de trabalho em contextos rurais e urbanos e de enriquecimento cultural que os fluxos migratórios geram, interpretando-os como factores que reforçam a qualidade de vida.

Com esta unidade de formação pude constatar que o PDM (Plano Director Municipal) é um factor condicionante na construção de uma habitação, pois é através dele que é feito o ordenamento do território.

Pude ainda verificar que é muito importante existir uma dinamização e preservação quer do espaço Rural, quer do espaço Urbano, de forma a proporcionar um desenvolvimento sustentável ao nosso país.

Nesta UFCD pude ainda verificar que existiu uma enorme mudança na nossa sociedade ao longo dos tempos. Hoje, vivemos numa sociedade aberta, uma sociedade livre, onde se praticam várias religiões, ouvem-se várias línguas, mulheres ocupam as profissões que anteriormente eram só ocupadas por homens.

Esta UFCD serviu para me enriquecer culturalmente e ter
maior realidade da sociedade em que vivo.



Lídia Teixeira




Neste módulo abordamos vários temas interessantes, como construção e arquitetura (onde vimos a evolução das casas desde os nómadas ate aos nossos dias), o meio rural e o meio urbano, segurança rodoviária, Portugal no período Salazarista e as migrações. Também foi neste módulo que fiz a primeira apresentação de um trabalho em PowerPoint à turma (foi uma vergonha) e o meu primeiro panfleto no Publisher, com um roteiro pela cidade de Felgueiras.




Jorge Coelho



Cultura Língua e Comunicação (CLC) 7



Este módulo foi um dos meus preferidos. Nele, fiz o meu auto-retrato e refleti sobre a importância dos vários aprendizados não formais e como esses podem aumentar as competências e a cultura de cada um. Também falamos sobre os fatores que levam às variedades linguísticas individuais e regionais e que podem ser motivos económicos, geográficos, posição social, de formação académica, o meio inserido, amigos, entre outros. Também foi neste modulo que aprendi a fazer um Curriculum Vitae, uma carta de candidatura e outra de apresentação, para alem de fazermos dois debates sobre temas controversos: eutanásia e adopção de bebes por parte de casais homossexuais.




Jorge Coelho



A UFCD CLC7, Saberes Fundamentais tinha como unidade de competência agir em contextos diversificados conseguindo identificar os principais factores que afectam quer a mudança social, quer a evolução dos percursos individuais e sendo capaz de mobilizar saberes relativos à ciência e a dinâmicas institucionais de modo a poder formular opiniões críticas perante várias questões.


Com esta unidade de formação pude perceber as diferenças entre um entre uma biografia e uma autobiografia.


A autobiografia é redigida pelo próprio, nela o autor narra na primeira pessoa do singular, acontecimentos que selecciona da sua própria vida, e em geral caracteriza a sua personalidade; a biografia, ao contrário do que acontece com a anterior, é redigido na terceira pessoa do singular, esta pode ser um relato meramente informativo, ou uma narrativa em que se evidenciem e valorizem aspectos marcantes do percurso biografado, obedecendo a uma ordem cronológica.


Nesta unidade de formação tive ainda a oportunidade de aprender a melhor forma de elaborar uma carta de apresentação e o meu curriculum.


Esta UFCD para mim foi bastante enriquecedora, na medida que me permitiu conhecer um pouco de história, bem como a melhor forma de me apresentar perante o mundo do trabalho.

Lídia Teixeira

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